RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Recrutamento: é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Finalidade: trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.

Seleção: é a escolha dos mais adequados para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados.

Finalidade: atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo e/ou função.

Competência: é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários para o desempenho de funções, exercidas por profissionais dentro de suas organizações.

Finalidade: alcançar os objetivos da organização.

O Recrutamento e Seleção por Competências é o processo de investigar comportamentos recorrentes em candidatos, afim de proporcionar uma escolha mais assertiva baseada nas experiencias profissionais já vivenciadas em sua área de atuação. Este processo é balizado por três pontos fundamentais, que devem ser alinhados com a cultura organizacional de cada empresa e/ou equipe, são eles:

– Conhecimentos;

– Habilidades;

– Atitudes.

A atração e captação de talentos por competências exige um conjunto de ferramentas práticas, objetivas e mensuráveis, construídas com base nas atribuições do cargo e/ou função. O objetivo é identificar:

– O perfil de competências técnicas e comportamentais imprescindíveis para o cargo e/ou função.

– O perfil de cada candidato ao cargo e fazer a comparação entre o perfil do cargo e perfil do candidato.

– A Entrevista por Competências é uma técnica de investigação comportamental em que se procura identificar no perfil dos candidatos comportamentos específicos que são pré-requisitos para o sucesso do cargo.

O Recrutamento e Seleção por Competências pode ser efetuado internamente ou externamente, e deve seguir algumas etapas:

– Abertura da vaga com alinhamento do perfil;

– Planejamento de tempo para conclusão deste processo;

– Anúncio da vaga;

– Triagem dos currículos;

– Agendamento das entrevistas;

– Entrevistas;

– Checagem de referências;

– Testes;

 – Confecção de parecer;

– Encaminhamento para entrevista com gestor;

– Finalização do processo.

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